FRETE INTERNACIONAL: VOCÊ SABE COMO FUNCIONA?
Com os avanços tecnológicos e negociações de compras e vendas com o exterior cada vez mais comuns, empresas de transporte como a IdealMex e profissionais de Comércio Exterior precisam ter um completo domínio sobre cada uma das etapas de um frete internacional, como: termos da negociação efetuada, operação logística e conhecimento em importação e exportação. Desta maneira, evita-se dores de cabeça durante todo o processo e deixa os clientes mais satisfeitos.
O QUE É FRETE INTERNACIONAL?
O Frete Internacional é o deslocamento de mercadorias entre dois países e definido por um contrato internacionalmente aceito entre as partes envolvidas na operação. Nesse contrato, estão dispostos os conjuntos de regras e padrões internacionais que dão segurança e estabelecem as responsabilidades do comprador e do vendedor no procedimento de importação e exportação.
Um exemplo é a obrigação do exportador (em caso de uso de contêiners) de se certificar dos detalhes inerentes ao equipamento sejam observados. Assim, evita-se fraudes que, muitas das vezes, são descobertas só na chegada da mercadoria ao destino, quando nada mais pode ser feito a respeito.
Nesse sentido, existe a vistoria de contêiner cedido pela transportadora ao exportador, onde são observados amassados, ferrugens e furos, por exemplo. Após o procedimento e não havendo nenhum erro, o contêiner é refugado pelo exportador ou aceito com reservas, onde é enviada uma notificação à companhia marítima.
MODALIDADES DE FRETE INTERNACIONAL
Para quem escolhe o frete internacional como modal para realizar um procedimento de exportação e importação tem a sua disposição cinco modalidades para escolher: aquaviária/hidroviária, ferroviária, aérea, rodoviária, dutoviária ou multimodal.
Para fazer a escolha é necessário atentar-se a questões como algumas características da carga, como valor agregado e quais os locais de saída e chegada da mercadoria. Por exemplo: para cargas pesadas, em grande quantidade e com baixo valor agregado as melhores opções são a modalidade hidroviária ou ferroviária.
Já para cargas com alto valor agregado, leves e de baixo peso e dimensões que precisam chegar ao destino de forma rápida é aconselhado a modalidade aérea. Também:
- Para procedimentos com acesso a países fronteiriços: modalidade rodoviária.
- Para cargas em granéis sólidos/líquidos: modalidade dutoviária (por tubos e/ou canos).
FORMAS DE PAGAMENTO
Existem três formas de efetuar o pagamento em um frete internacional: junto ao agente de carga, armador e companhia aérea/rodoviária/ferroviária/dutos:
- Freight Prepaid ou frete pré-pago: nessa primeira opção o frete é pago imediatamente após o embarque, para retirada do B/L (embarque marítimo). Geralmente ele é pago no país de embarque, mas também pode ser efetuado no país de destino, no exterior.
- Freight Payable at Destination ou frete pagável no destino: já a segunda opção, como o próprio nome já diz, o pagamento é efetuado pelo importador durante a retirada da mercadoria. Desta maneira, o pagamento pode ser feito em qualquer parte do mundo. O armador é avisado pelo seu agente do recebimento, de modo que faça a liberação da mercadoria.
- Freight Collect ou frete a pagar: a terceira e última opção é o frete a pagar. Ele é semelhante ao frete pagável no destino, onde o transportador é avisado pelo seu agente de carga sobre o recebimento do frete e então libera a mercadoria. Neste caso, não há obrigatoriedade da menção, no embarque, do valor do frete a ser pago. Ele poderá ser substituído pela cláusula de frete conforme acordo.
QUAIS OS CUSTOS DE UM FRETE INTERNACIONAL?
Os principais custos de um frete internacional são:
- Porto de Embarque e Desembarque, mercadoria e carga geral não perigosa;
- Tempo de Trânsito;
- Taxa do Frete Marítimo;
- Taxa de Transbordo, calculado por tonelada;
- Taxa de Documentação;
- Taxa de Documentação – Destino – Para criação e processamento dos documentos de transporte;
- Armazenagem no Porto, calculado por peso ou metragem cúbica, por dia;
- Taxa de liberação do B/L junto ao embarcador, taxa por B/L; • Taxa de Desconsolidação, taxa por B/L;
- Uso de Chassi (uma espécie de trailer utilizado para transporte de contêiner sobre roda) para a Movimentação de Contêineres;
- Taxa de Gerenciamento de Equipamentos, para serviços extras que estejam relacionados a equipamentos, por exemplo: entrega de lacres de contêiner de alta segurança;
- Taxa que visa pela segurança de navios e instalações portuárias; • Frete Básico;
- Taxa de Documentação – Origem – Para criação e processamento de todos os documentos de transporte padrão;
- Taxa de manuseio no Terminal/Porto de origem;
- Capatazias, por peso ou metragem cúbica;
- ALL IN: é um termo utilizado pelos Agentes de Carga, para poupar os clientes de todos os cálculos acima. Então, informam o frete total “ALL IN”, já com todas as taxas e sobretaxas inclusas.
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