ARMAZENAGEM DE CONTAINER – VALE O INVESTIMENTO?

No universo da logística, a armazenagem de containers não é nenhuma atividade nova. Inclusive, há um bom tempo ela se tornou parte fundamental do universo comercial e das empresas do ramo de transporte e armazenamento. Você sabia que a criação dos containers contribuiu, inclusive, para o incremento da atividade de importação e exportação de bens e equipamentos? 

Assim como, desde a criação do primeiro container, a indústria vem desenvolvendo soluções para atender as diferentes necessidades de armazenagem e transporte de cargas. A capacidade de organizar a atividade de transporte e a armazenagem de insumos e mercadorias e sua contribuição para uma nova dinâmica na cadeia de logística, tornando os processos mais ágeis e baratos, é outra vantagem dos containers. Mas, para que esse processo flua, é preciso ressaltar a importância de equipamentos e da tecnologia como fator de organização e integração da cadeia de suprimentos.

DESAFIOS DA ARMAZENAGEM DE CONTAINERS

O tráfego de containers ocorre nos portos. Devido à grande movimentação de importação e exportação, eles possuem estruturas adequadas para absorver as necessidades de carregamento e descarregamento, armazenagem e procedimentos fiscais. 

Porém, um dos principais desafios, ocorre na ponta desse processo, quando o transporte é rodoviário, por exemplo. Vejamos: o problema não está no transporte em si, já que empresas como a IdealMex são capacitadas para lidar com esse desafio, mas na armazenagem. 

Ainda há uma carência em muitas empresas, que não se preocupam com a estrutura para manusear esses equipamentos, que ocupam bastante espaço e necessitam da criação de condições para a mobilidade. Também, é necessário a contratação de guarda dos containers, estejam eles carregados ou vazios.

QUAIS SÃO OS TIPOS DE ARMAZENAGEM E QUAIS CONTAINERS USAR?

  • Armazenagem de móveis, eletrodomésticos e eletrônicos: esse tipo de armazenagem é comum de ser utilizado para reforma de residências para armazenar móveis, roupas e utensílios. O container nesse caso é bastante reforçado, servindo para guardar até veículos e outros objetos maiores e mais pesados
  • Armazenagem de documentos e mídias: geralmente são utilizados containers reciclados para empresas que fazem a Gestão Eletrônica de Documentos (GED). A segurança dessas informações é imprescindível e evita possíveis transtornos, imprevistos ou perdas. 
  • Armazenagem de livros e publicações: seja para transporte ou conservação, os containers marítimos são os mais indicados para a armazenagem de livros e publicações. 
  • Armazenagem de ferramentas, peças e insumos: esse tipo de armazenagem é utilizado quando uma empresa procura espaço para armazenar materiais, por não possuir um estoque amplo. O processo envolve o aluguel de containers. 
  • Armazenagem de produtos químicos e inflamáveis: conforme algumas normas previstas em leis, esses produtos devem ser armazenados em lugares específicos e isolados, para garantir a segurança e também por estarem sujeitos ao controle da Polícia Federal. 
  • Armazenagem de cargas refrigeradas: existem containers refrigerados específicos para o transporte e conservação de mercadorias como carnes, frutas e vegetais. Nesse tipo de armazenamento existem duas opções: Insulated Container, refrigerado por ar circulante gelado, disponibilizado pelo próprio navio por uma unidade acoplada ou por uma base móvel e Integrated Reefer Container, compatíveis com qualquer carga que precise de refrigeração no transporte.
  • Armazenagem de carga e granel: para cargas como farinha, cimento, açúcar e outros tipos de carga orgânica, é utilizado o chamado Bulk Container (BK). Já para cargas como café, é usado o Ventilated Container
  • Armazenagem de cargas que não podem ser carregadas através das portas do container: é o caso da armazenagem de máquinas, materiais de construção, lâminas de vidro e granito, por exemplo. O container utilizado é o Open Top (OP). Pelo tamanho da carga, é comum o uso de guindaste para colocar a mercadoria pelo topo do container e lona para cobri-lo. 
  • Armazenagem de cargas em geral: para produtos dispostos em pacotes, caixas de papelão ou madeira, utiliza containers como o Dry Van, High Cube ou Dry Box. 

DICAS PARA FACILITAR A OPERAÇÃO DE CONTAINERS

  • Tenha um local amplo e exclusivo para os containers;
  • Planeje o ciclo dos itens desse local; 
  • Use a tecnologia para rastreabilidade;
  • Terceirize, se necessário, a armazenagem de containers;
  • Cuide da segurança dos containers.

Precisando deste serviço? Converse com os nossos consultores. Iremos encontrar a melhor solução para você! 

Containers; armazenagem em containers; segurança; logística.