FRETE INTERNACIONAL: VOCÊ SABE COMO FUNCIONA?

Com os avanços tecnológicos e negociações de compras e vendas com  o exterior cada vez mais comuns, empresas de transporte como a IdealMex e profissionais de Comércio Exterior precisam ter um completo domínio  sobre cada uma das etapas de um frete internacional, como: termos da  negociação efetuada, operação logística e conhecimento em importação e  exportação. Desta maneira, evita-se dores de cabeça durante todo o processo  e deixa os clientes mais satisfeitos.

O QUE É FRETE INTERNACIONAL? 

O Frete Internacional é o deslocamento de mercadorias entre dois  países e definido por um contrato internacionalmente aceito entre as partes  envolvidas na operação. Nesse contrato, estão dispostos os conjuntos de  regras e padrões internacionais que dão segurança e estabelecem as  responsabilidades do comprador e do vendedor no procedimento de  importação e exportação.

Um exemplo é a obrigação do exportador (em caso de uso de  contêiners) de se certificar dos detalhes inerentes ao equipamento sejam  observados. Assim, evita-se fraudes que, muitas das vezes, são descobertas  só na chegada da mercadoria ao destino, quando nada mais pode ser feito a  respeito. 

Nesse sentido, existe a vistoria de contêiner cedido pela  transportadora ao exportador, onde são observados amassados, ferrugens e  furos, por exemplo. Após o procedimento e não havendo nenhum erro, o  contêiner é refugado pelo exportador ou aceito com reservas, onde é enviada  uma notificação à companhia marítima.

MODALIDADES DE FRETE INTERNACIONAL 

Para quem escolhe o frete internacional como modal para realizar um  procedimento de exportação e importação tem a sua disposição cinco  modalidades para escolher: aquaviária/hidroviária, ferroviária, aérea,  rodoviária, dutoviária ou multimodal.

Para fazer a escolha é necessário atentar-se a questões como algumas  características da carga, como valor agregado e quais os locais de saída e  chegada da mercadoria. Por exemplo: para cargas pesadas, em grande  quantidade e com baixo valor agregado as melhores opções são a modalidade  hidroviária ou ferroviária.

Já para cargas com alto valor agregado, leves e de baixo peso e  dimensões que precisam chegar ao destino de forma rápida é aconselhado a  modalidade aérea. Também:  

  • Para procedimentos com acesso a países fronteiriços: modalidade  rodoviária. 
  • Para cargas em granéis sólidos/líquidos: modalidade dutoviária (por  tubos e/ou canos).  

FORMAS DE PAGAMENTO 

Existem três formas de efetuar o pagamento em um frete  internacional: junto ao agente de carga, armador e companhia  aérea/rodoviária/ferroviária/dutos:  

  • Freight Prepaid ou frete pré-pago: nessa primeira opção o frete é  pago imediatamente após o embarque, para retirada do B/L (embarque  marítimo). Geralmente ele é pago no país de embarque, mas também  pode ser efetuado no país de destino, no exterior.  
  • Freight Payable at Destination ou frete pagável no destino: já a  segunda opção, como o próprio nome já diz, o pagamento é efetuado  pelo importador durante a retirada da mercadoria. Desta maneira, o pagamento pode ser feito em qualquer parte do mundo. O armador é  avisado pelo seu agente do recebimento, de modo que faça a liberação  da mercadoria.
  • Freight Collect ou frete a pagar: a terceira e última opção é o frete  a pagar. Ele é semelhante ao frete pagável no destino, onde o  transportador é avisado pelo seu agente de carga sobre o recebimento  do frete e então libera a mercadoria. Neste caso, não há  obrigatoriedade da menção, no embarque, do valor do frete a ser pago.  Ele poderá ser substituído pela cláusula de frete conforme acordo. 

QUAIS OS CUSTOS DE UM FRETE INTERNACIONAL?

Os principais custos de um frete internacional são: 

  • Porto de Embarque e Desembarque, mercadoria e carga geral não  perigosa; 
  • Tempo de Trânsito; 
  • Taxa do Frete Marítimo; 
  • Taxa de Transbordo, calculado por tonelada; 
  • Taxa de Documentação; 
  • Taxa de Documentação – Destino – Para criação e processamento dos  documentos de transporte; 
  • Armazenagem no Porto, calculado por peso ou metragem cúbica, por  dia; 
  • Taxa de liberação do B/L junto ao embarcador, taxa por B/L; Taxa de Desconsolidação, taxa por B/L; 
  • Uso de Chassi (uma espécie de trailer utilizado para transporte de  contêiner sobre roda) para a Movimentação de Contêineres;
  • Taxa de Gerenciamento de Equipamentos, para serviços extras que  estejam relacionados a equipamentos, por exemplo: entrega de lacres  de contêiner de alta segurança; 
  • Taxa que visa pela segurança de navios e instalações portuárias; Frete Básico; 
  • Taxa de Documentação – Origem – Para criação e processamento de  todos os documentos de transporte padrão; 
  • Taxa de manuseio no Terminal/Porto de origem; 
  • Capatazias, por peso ou metragem cúbica; 
  • ALL IN: é um termo utilizado pelos Agentes de Carga, para poupar os  clientes de todos os cálculos acima. Então, informam o frete total  “ALL IN”, já com todas as taxas e sobretaxas inclusas. 

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