FRETE POR CABOTAGEM E SEUS BENEFÍCIOS NA LOGÍSTICA

FRETE POR CABOTAGEM E SEUS BENEFÍCIOS NA LOGÍSTICA

Apesar de serem os meios de deslocamento, de pessoas e de carga, mais antigos se comparado ao rodoviário, os transportes marítimos e fluviais não são muito utilizados no Brasil.

Já a navegação por Cabotagem vem crescendo e está sendo considerado um modal em franca expansão. Mas afinal o que é Cabotagem e como ela funciona aqui no Brasil?

 

O QUE É CABOTAGEM?

A cabotagem é a navegação doméstica realizada pela costa marítima do próprio país. No Brasil, pode ser considerada Cabotagem o transporte através de rios, com o porto de Manaus sendo incluído na rota de navegação através do rio Amazonas e demais rios da região norte do nosso país.

Também vale pontuar que, mesmo considerando a cabotagem como um meio praticado na costa de um país, a União Aduaneira do Mercosul permite que seja considerado também como Cabotagem o transporte marítimo realizado entre os portos brasileiros, o de Buenos Aires e o de Montevideo. Nesse caso, a prática pode ser chamada de Cabotagem Internacional, exceção à regra geral.

Nesta consideração temos a livre circulação de bens (área de livre comércio) com uma tarifa comum a todos os membros, sendo neste caso o Brasil o Uruguai e a Argentina.

 

BENEFÍCIOS DA CABOTAGEM

O transporte aquaviário vem como opção secundária em alguns países. Com o modal rodoviário consolidado no Brasil, os investimentos passam a ser direcionados a ele e as vias de acesso que utilizam.

Mas, o que muitos não sabem são os benefícios de um modal amplamente utilizado no passado. Pensando nisso listamos aqui algumas vantagens da Cabotagem.

  • Redução de Custos

Os investimentos nos transportes aquaviários são maiores que o rodoviário por exemplo. Afinal, um navio cargueiro e suas derivações são mais caros que um caminhão. Mas, enquanto um único navio cargueiro comporta 5.000 toneladas, são movimentados por centenas de caminhões que trazem junto custos com motoristas, combustíveis, pedágios, pernoites, manutenções e seguros, além do risco de roubos, desvios e avarias no percurso. Nesse cenário a Cabotagem reduz consideravelmente o custo final do transporte.

  • Transporte de cargas em maior volume

Transportar grandes volumes pode se tornar inviável, com custos e prazo de entrega grandes. O transporte de cargas por navios de cabotagem possibilita a acomodação de muitos itens de uma vez só. Ideal para remessas de carga que podem ser enviadas de uma única vez.

Opções como abastecimento de centro de distribuição são muito mais vantajosas quando realizadas por cabotagem.

  • Segurança no transporte

Falando em riscos, a navegação de cabotagem apresenta riscos bem menores, por contar com maior controle e segurança. Além do controle, o modal reduz a possibilidade de perdas de mercadorias, roubos de cargas, o desgaste dos caminhões nas estradas e também o risco de roubo do próprio veículo.

  • Redução de impactos ambientais

Por diminuir a necessidade de mais viagens, o transporte marítimo tem a vantagem de poluir menos o meio ambiente. Diminuir a necessidade de transportar cargas no modal rodoviário, faz com que a emissão de CO2 na atmosfera seja reduzida. A retirada de caminhões das estradas e a não utilização dos veículos mesmo com o aumento da demanda de cargas, já reduz significativamente a emissão de gases poluentes, e gastos com água, energia elétrica, combustível e outros que utilizam como insumo bens naturais.

 

COMO A CABOTAGEM É UTILIZADA NO BRASIL?

A navegação de cabotagem movimentou 288,3 milhões de toneladas, em sua maioria, de petróleo e derivados no ano de 2021, segundo a Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq).

“O transporte aquaviário demanda mais tempo se comparado ao caminhão, mas para commodities, que não são produtos perecíveis, isso não deve ser considerado um problema. Por exemplo, uma embarcação de 6 mil toneladas de grãos tem a capacidade de retirar 150 caminhões das estradas. O custo [do transporte rodoviário] além de elevado para longas distâncias, emite maior volume de gases poluentes, ocasiona acidentes e depende de gastos públicos para corrigir os desgastes ocasionados pelo excesso de veículos nas estradas”, explica Elisangela, assessora técnica da Comissão Nacional de Logística e Infra- estrutura da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)

“De acordo com uma simulação do Observatório Nacional de Transporte e Logística (ONTL), para transportar um volume de 777,3 mil toneladas entre o Porto de Suape, em Pernambuco, e o Porto de Santos, no Estado de São Paulo, são necessários 13 navios Panamax com capacidade de 60 mil toneladas cada um, a um custo médio de R$ 88,7 milhões. Se esta mesma carga for transportada por caminhões por via rodoviária, seriam necessários 20.456 caminhões bitrem, com capacidade de 38 toneladas cada um e o custo saltaria para mais de R$ 384 milhões”, afirma o canal rural em março de 2022.

Por isso a Cabotagem é uma opção de frete a se considerar aqui no Brasil.

O gerente de Assuntos Estratégicos da Federação das Indústrias do estado do Paraná (Fiep) João Arthur Mohr, afirma que “a navegação de cabotagem é muito focada na navegação de contêineres, então a parte de alimentos em si deve ser beneficiada, além da proteína animal, os produtos de proteína vegetal das nossas agroindústrias e também peças e veículos automotivos”.

Pontos-de-navegacao-de-Cabotagem

Pontos de navegação de Cabotagem no Brasil

 

O Brasil conta com 30 portos sem grandes desvios de rotas, 8mil quilômetros de costa navegável e 40mil quilômetros de vias entre rios e lagos.

O transporte hidroviário tem custos mais baixos que o transporte rodoviário, além de ser uma escolha assertiva na operação de abastecimento de centro de distribuição, com cargas maiores transportadas em navios.

Com a possibilidade da navegação de cabotagem, o transporte por rodovias atuará de forma complementar, levando as mercadorias da sua origem até o porto e do porto até seu destino final.

No Brasil predomina o modal rodoviário representa 65% do transporte de cargas. Num país com uma costa marítima extensa e navegável além da boa extensão de rios interligados, é um modal que merece atenção.

O frete por cabotagem pode complementar o transporte rodoviário sendo uma solução “multimodal” na movimentação de grandes cargas em longas distâncias.

O transporte hidroviário tem custos mais baixos que o transporte rodoviário, além de ser uma escolha assertiva na operação de abastecimento de centro de distribuição, com cargas maiores transportadas em navios.

Por isso a cabotagem pode ser uma opção perfeita para a sua empresa.

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