Você sabe o que é logística?
Para se ter uma empresa, principalmente se ela prestar serviços de entrega, é necessário que saibamos (e apliquemos) alguns conceitos e um deles é o de logística. Em definição simples, logística é uma operação integrada para cuidar de suprimentos e distribuição de produtos de forma racionalizada. Isso proporcionará à empresa o planejamento, coordenação e a execução de um processo de controle sob todas as atividades prestadas pela mesma.
A partir disso, a logística se divide em alguns ramos, como a logística empresarial. Ela tem como principal objetivo a redução de custos nas empresas e o aumento da competitividade, que se dá através da maior importância que hoje se dá ao atendimento das necessidades dos clientes.
Atualmente, com milhares de empresas prestando o mesmo serviço ou produzindo determinado produto, se destaca aquela que conseguir ser mais eficiente e eficaz. E principalmente, aquela que pensa em possíveis problemas que possam ter de ser enfrentados. Além disso, estar preparado para as exigências de mercados, como é a questão de não existirem mais fronteiras geográficas e produtos serem entregues nacional e internacionalmente, é cada vez mais um ponto decisivo na hora de contratar uma empresa. E tudo isso claro, envolve a logística.
Podemos afirmar que a logística tende a ser uma das maiores preocupações dentro de uma empresa, visto que ela está desde o planejamento dos materiais, na sua obtenção, no planejamento da linha de produção e na distribuição. Uma logística bem feita deve abranger toda a movimentação de materiais, interna e externamente e só se dar por concluída após a distribuição dos produtos para o consumidor.
Criação de sistemas logísticos
A criação de sistemas logísticos deve ser altamente eficiente e funcional para as exigências da empresa. Isso inclui diversos elementos, pensados, que juntos colaborem para a obtenção de resultados.
Um exemplo comum nesse sentido é a automação de processos, que une tecnologia às etapas necessárias para a sua produção. E também, pode ser feita incluindo operadores logísticos (3PL), onde há a terceirização de etapas fundamentais para os bons resultados.
E a logística integrada?
Conforme surgiram novas demandas de mercado e novas necessidades de negócio começaram a ser exigidas, nasce o conceito de logística integrada. Nesse ramo, diversas etapas são integradas, a fim de construir um resultado único e com maior valor agregado. Dentre as vantagens desse ramo estão o aumento do controle, da produtividade e da eficiência – o que gera resultados melhores e mais satisfatórios para o empreendedor.
Para isso, é necessários seguir algumas etapas: gestão e o alinhamento da comunicação (todos os setores da empresa devem manter uma boa comunicação e entender quais são os objetivos logísticos e os desafios do empreendimento), integração entre os setores (o ideal nessa etapa é criar fluxos de trabalho e de tarefas para que todas as exigências sejam cumpridas), centralização das informações (todos os dados devem estar reunidos em um só lugar para que fique de fácil acesso) e criação de uma cadeia de valor (cada etapa do processo deve acrescentar valor para a qualidade logística e assim, acumular bons resultados).
Existe ainda a logística reversa e a de suprimentos
No conceito de logística ela segue uma linha base: de dentro para fora, ou seja, da empresa até o cliente. Na logística reversa é o contrário. Ela se refere ao retorno de um produto que já havia saído do empreendimento. Apesar de parecer negativa, ela não necessariamente o é. Isso porque ela é uma maneira de ajudar o negócio a se desenvolver.
Como nos outros ramos, esta também exige cuidados e um processo, que inclui: estabelecimentos de objetivos (pós venda e pós consumo), levantamento dos riscos (entender os custos e os pontos de maiores dificuldades e qual ação deve ser executada para uma melhor satisfação), definição da sequência de atividades (fluxo com as atividades que devem ser executadas) e monitoramento de resultados.
Já a logística de suprimentos se caracteriza pelo monitoramento, o gerenciamento e o transporte dos elementos logísticos. O objetivo principal aqui é planejar e controlar adequadamente as tarefas ligadas ao suprimento, que é o mais importante de toda a logística.
Vantagens da logística para a sua empresa
Como vimos, a logística é parte importante de seu empreendimento e é uma maneira de obter resultados significativos que se expandem para diversas esferas. Portanto, entre as vantagens da logística estão:
- Ajuda a reduzir os custos;
- Favorece a satisfação do consumidor;
- Aumenta a robustez do empreendimento;
- Melhora a competitividade.
Quer saber melhor como a logística pode ajudar a alavancar a sua empresa? Clique aqui e converse com nossos executivos comerciais!